jusbrasil.com.br
31 de Março de 2020

Revisão da Vida Toda: o que é?

O valor da aposentadoria pode ser aumentado

João Victor Gatto, Advogado
Publicado por João Victor Gatto
há 3 meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Recurso Especial 1596203/PR, proferiu decisão que permitiu que os aposentados incluam em seu cálculo da aposentadoria as contribuições anteriores a julho de 1994.

Os segurados do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) que se aposentaram após 1999 podem conseguir na Justiça um excelente aumento no benefício, podendo até dobrar o seu valor em alguns casos.

A chamada “revisão da vida toda” inclui todas as contribuições à Previdência Social para chegar até a média de 80% dos salários, e não apenas os recolhimentos de julho de 1994 para cá, como é aplicado pelo INSS.

Os segurados que eram filiados à Previdência antes de novembro de 1994, também entrariam nesse cálculo, que, pela regra atual, aplicada desde 1999, são utilizados somente as 80% maiores contribuições feitas após julho de 1994, no Plano Real. Logo, são ignoradas as contribuições mais antigas.

A revisão da vida toda, portanto, nada mais é do que considerar no cálculo do benefício toda e qualquer contribuição feita pelo segurado.

Para o STJ, “é direito do Segurado o recebimento de prestação previdenciária mais vantajosa dentre aquelas cujos requisitos cumpre, assegurando, consequentemente, a prevalência do critério de cálculo que lhe proporcione a maior renda mensal possível, a partir do histórico de suas contribuições.”

As pessoas que podem requerer na Justiça a revisão são aquelas que se aposentaram a partir de 2009 e que tinham bons ganhos anteriores a 1994.


Saiba mais: http://guimaraesegatto.com.br/noticia/5/revisao-da-vida-toda-aumento-na-aposentadoria--atrasados-na-justiça

Face: https://www.facebook.com/guimaraesegatto/

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)